Infraestrutura de Síntese e Caracterização de Catalisadores


O Laboratório de Tecnologia do Hidrogênio dispõe de toda a infraestrutura básica necessária à preparação de catalisadores e materiais: capelas, balanças, agitador mecânico, agitador magnético, rotavapor, muflas, estufas, fornos, bomba peristáltica, bomba de filtração, pHmetro. Além disso, conta com um moinho de bolas Retsch PM 100, com vaso de moagem de zircônia, próprio para a moagem de materiais cerâmicos. Para a deposição de filmes finos, o Laboratório dispõe de um equipamento de dip-coating e um de spin-coating, e politriz para o lixamento de substratos metálicos.

O Laboratório dispõe também da seguinte infraestrutura de caracterização de materiais:

Difração de Raios X (DRX), da Rigaku, modelo Miniflex II, com tubo de raios X de Cu e monocromador, para análise de estrutura cristalina.
Fluorescência de Raios X (FRX), da Rigaku, modelo Primini, para análise de composição química elementar (do Na ao U) de amostras em pó.
Equipamento de análise termogravimétrica/calorimetria exploratória diferencial (ATG/ATD/DSC), da TA Instruments, modelo SDT-Q600, para análise térmica em atmosfera inerte ou oxidante até 1400ºC.
Microscópio eletrônico de varredura (MEV) de bancada, da Hitachi, com aumento máximo de 10.000 vezes e detector de elétrons retroespalhados, com acessório de EDS acoplado, que permite a análise morfológica de amostras orgânicas ou inorgânica, com identificação de composição química.
Espectrômetro de Infravermelho (FTIR), da Shimadzu modelo IR-Prestige 21, para identificação de grupos funcionais em amostras sólidas ou líquidas.
Unidade multipropósito de Redução a Temperatura Programada (TPR), com detector de condutividade térmica, e Dessorção a Temperatura Programada (TPD) de NH3 e CO2, com espectrômetro de massas acoplado.
Módulo de duas pontas com eletrodos de platina, para medida de condutividade elétrica de materiais cerâmicos em altas temperaturas (até 1000ºC).
Equipamento de análise termogravimétrica (TGA) da Setaram, modelo SETSYS Evolution CS Evo, para análise térmica em atmosfera inerte, oxidante e para gases corrosivos até 1600 °C.
Microscópio eletrônico de varredura (MEV) de bancada, da Hitachi, modelo TM3030 Plus com aumento máximo de 30.000 vezes.